Roberto Silva

Roberto Silva, poeta repentista do agreste, nasceu como Roberto da Silva Pinto em 30 de julho de 1953, na cidade de Passira, Estado do Pernambuco.

Começou no improviso em meados dos anos 70, ainda no sertão. Em seguida, no ano de 1977 foi buscar a sorte no de Estado de São Paulo.  Foram dois anos de idas e vindas até se fixar no Nordeste de vez.

É certo que rodou boa parte do Brasil, como todo bom repentista. Viajou para levar sua arte pra vários lugares, como por exemplo, os estados do Amazonas, do Tocantins, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, vários dos Estados do Nordeste e a Capital Federal. Nestas andanças por várias cidades destes estados citados, Roberto deixou sua marca e seus versos.

Fixou-se na cidade de Bezerros (PE) com sua família e partir de lá criou sua trajetória.

Roberto, poeta de grande sabedoria, radialista, que já foi barbeiro, vaqueiro e hoje cantador, certa vez numa cantoria contratada, nos idos de 2002, na cidade de Feira Nova (PE), juntamente com os poetas Djalma Faustino e Edvaldo Zuzu, estranharam o fato do contratante não aparecer pra peleja acertada. Começaram a séria de baionada, quando chega a noticia, através do próprio contratante, do triste motivo que o impediu de comparecer. Sua esposa, então grávida, falecera no momento do parto e este se encontrava numa dor inconsolável. Acertou o combinado com os cantadores e pediu uma homenagem a sua amada e seu pequeno que nem nascera. 

Djalma Faustino encerra a sua estrofe assim:

Vou chorar por que perdi
A mulher da minha vida

E Roberto Silva, tomado pela emoção e a dor do marido que perdera sua família querida, continua com essa inspirada estrofe:

Meu filho e minha querida
Morreram na mesma hora
Eu perdi a minha esposa
Mamãe perdeu uma nora
Que a vida que estava dentro
Levou a que estava fora

Hoje beirando os 60 anos de idade e em plena forma, segue levando a arte primeira, dos cancioneiros do improviso, para todas as cidades que visita. Dos seus trabalhos escritos, destacamos:

Amor de mãe é assim
Volta pra mim
Você matou nosso amor
.
Roberto Silva participou de diversos Congressos e Festivais de Cantadores Repentistas, trabalhou em várias rádios do nordeste, entre elas, a Rádio Jornal e Rádio Liberdade, em Caruaru; Rádio Olinda e Continental, em Recife; e norte na Rádio Rio Mar, em Manaus. Atualmente apresenta um programa sobre a cultura nordestina, representada pelos violeiros repentistas, na Rádio Cultura em Vitória de Santo Antão (PE).