Doca Furtado

Doca Furtado é um artista que dedica sua vida exclusivamente à arte, enfatizando a música como sua prioridade maior há 30 anos. Especializou-se em Música Popular Brasileira, e em Ritmos Folclóricos Regionais. Nascido no inverno de 23 de agosto de 1965, na cidade de Salvador (BA). Aos cinco anos mudou-se para Aracaju (SE), onde lá fincou suas raízes. Vive em Campinas (SP) há 16 anos. É o segundo filho de uma família de quatro irmãos. Seu pai, narrador de detalhes perfeitos de suas próprias histórias, foi seu grande inspirador. Sua mãe, modelo de vida exemplar.

Teve uma infância invejável, cercada de carinho da família e dos amigos. Pode desfrutar da liberdade e dos sabores que a vida lhe ofereceu.

Aos 16 anos descobriu a magia de tirar som das cordas de um violão, que se tornou seu parceiro e amigo inseparável.

A partir daí, começou a construir seus primeiros versos melódicos, que se transformaram em contos e sonetos. Engajado no meio artístico e cultural participou de diversos eventos e festivais.

Atualmente, mora em Campinas, onde exerce com empenho e dedicação as atividades de músico, cantor, instrumentista, poeta letrista e compositor. 

FORMAÇÃO MUSICAL

Conservatório de música – Aracaju/SE - 1986 a 1987 
Prof. Alvino Argolo 

Teoria musical – Aracaju/SE - 1989 a 1990 
Prof. Carlos Mendonça, 
UNIBANDA/NIDIC/UNICAMP – Campinas/SP - 1999 a 2003 - Campinas-SP: 

Curso de trompete 
Professores: Oscarino e Esrael 

Harmonização 
Prof. Hugo Baradel 

Formação de banda 
Maestros Carlos Lima, João Leite e Wilson 

Rítmica 
Prof.ª Glória Gramani e Stecca 

Harmonização – Campinas/SP - 2009 até os dias atuais 
Prof. Ricardo Saragioto

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Apresenta-se frequentemente em shows como músico, intérprete e instrumentista em casas musicais noturnas, em teatros, em praças públicas. 

Participação em diversos eventos musicais: festivais de música, manifestações de cultura popular, movimentos político-ecológicos, movimentos sociais em ONGs e hospitais, convenções, confraternizações de empresas e vernissages. 

PRODUÇÕES 

“VENTO CAIS” – CD (Autoral/Independente) Campinas/SP – 1999 
“A HISTÓRIA QUE SE CONTA A HISTÓRIA QUE SE VÊ” (Livro paradidático infanto-juvenil, editado pela Editora Roda & Cia, adotado em escolas particulares e públicas) Campinas/SP - 2008 
“CIGANO OU MONGE” – CD (Autoral/Independente) Campinas/SP – 2011 

FESTIVAIS 

Estudantis – Aracaju/SE - 1984 a 1989 
Canta Nordeste (Produzido pela rede Globo regional) – Recife/PE - 1991 
Festival de Música Brasileira – Firenze/IT