De Repente é Cordel

Este projeto, realizado em parceria com o SESC Campinas tem como pano de fundo a cultura popular nordestina.

Nossa intenção é apresentar um nordeste criativo, agudo, poético e alegre. Um nordeste diferente daquele que nos é apresentado nos programas de televisão ou num cinema nacional que muitas vezes teima em nos mostrar como figuras caricatas.

Este nordeste que mostraremos é o que nos presenteia com um cordelista com seus 80 anos e em plena atividade, chamado Chico Pedrosa ou um repentista com mais de 70 anos e que improvisa desde os 09 de idade, conhecido como Asa Branca do Ceará

Teremos o mestre xilogravurista Severino Borges, que vem de uma família, onde todos abraçaram este ofício artesanal.

Fizemos questão de trazer Asley Ravel, da Karabina Produções, um jovem produtor cultural para nos apresentar o Sertão que ele convive, pra falar da sua luta numa terra onde o apoio é escasso e os desafios são muitos.

Comporão o time de artistas nomes como o da cantora Socorro Lira, da contadora de história Paula Negrão, do cantor Doca Furtado, do repentista Roberto Silva, do violeiro João Ormond e do cordelista Samuel de Monteiro.

Ao longo do mês de agosto vocês terão acesso à Literatura de Cordel, Cantorias de Improviso, Declamações, Shows musicais, Oficinas de Xilogravura e de Cordel, Exposição de Xilogravura, Intervenções Poéticas, Exibição de Documentários e um bom Debate Cultural.

Esperamos sinceramente encantá-los com este projeto e acreditamos que teremos um agosto inesquecível no SESC Campinas.

Sejam bem vindos ao “De Repente é Cordel”
Samuel de Monteiro e Paula Negrão