Release

“De Repente é Cordel” traz ao SESC Campinas alguns dos maiores nomes da Cultura Nordestina.

O SESC Campinas realiza, em Agosto, mês do folclore, o projeto “Jeitinho Brasileiro”. Dentro do projeto, participam grandes nomes da Cultura Nordestina, nas apresentações do “De Repente é Cordel” (confira programação abaixo).

Os dois destaques são Chico Pedrosa e Asa Branca do Ceará. Pedrosa, da Paraíba, tem quase 80 anos e é citado como um dos grandes expoentes vivos da cultura nordestina, reverenciado por nomes como Vital Farias, e que foi apresentado para a nova geração pela trupe Cordel do Fogo Encantado, que cita seus cordéis em shows. Asa Branca do Ceará, com mais de 70 anos, é improvisador desde os nove anos de idade, conhecido como pensador e repentista cantador dos melhores em atividade. O experiente violeiro e cordelista Roberto Silva, de Pernambuco, que já rodou boa parte do Brasil com sua viola, integra o time que resgata a tradição do repente e da cantoria.

Também em destaque está o xilogravurista Severino Borges, oriundo de uma das mais tradicionais famílias da arte da xilogravura artesanal, que mostra o seu trabalho em uma exposição e coordena uma oficina de xilogravura, dentro da programação. Borges é responsável pelo trabalho artístico em vários livros e cordéis .

De Brejo da Cruz, Paraíba, o projeto “De Repente é Cordel” traz a cantora e compositora Socorro Lira, responsável pelo resgate de obras da cultura popular com trabalho musical cuidadoso, repleto de sentimento. E de Monteiro, na Paraíba, o projeto traz Asley Ravel, documentarista e importante elo entre os artistas do Crato e o público, para apresentar seus trabalhos em vídeo e contar como é produzir cultura sem recursos, nos confins do Nordeste Brasileiro.

Artistas locais, moradores em Campinas, integram o time: o cantor, poeta e compositor Doca Furtado; a contadora de histórias Paula Negrão e o cordelista e poeta Samuel Quintans – ou, Samuel de Monteiro, nome artístico - filho de Asa Branca do Ceará. Todos têm ligações com a cultura nordestina e preparam apresentações inesquecíveis.

As atividades do projeto “De Repente é Cordel” têm início no dia 7 de Agosto e acontecem em todas as Quartas-Feiras do mês, sempre às 19h30, no SESC Campinas. Atividades especiais, intervenções poéticas, contação de histórias e oficinas para crianças estão programadas para os finais de semana. O SESC Campinas fica rua Dom José I, 270/333, Bairro Bonfim. O telefone para contato é o (19) 3737-1500.